Friday, November 26, 2010

Trabalhando com os deficientes

Desde o Congresso aprovou o Americans with Disabilities Act, em 1990, as pessoas que antes tinham pouco ou nenhum acesso aos locais públicos agora andam com um grau de facilidade no trabalho. Embora essas pessoas têm os seus desafios com a visão, audição ou movimento, aqueles que trabalham com eles são muitas vezes confusos sobre como interagir los com sensibilidade e compreensão.

Aqui estão algumas das questões a ter em mente.

Quando é necessário mencionar a deficiência, a linguagem deve enfatizar a primeira pessoa, a incapacidade segundo. Ao invés de se referindo a alguém como um epiléptico, diga "pessoa com epilepsia" ou "João, que tem epilepsia ...."

Evite palavras que têm um tom negativo. As pessoas que utilizam cadeira de rodas não estão "ligados" ou "confinadas" em suas cadeiras. Uma pessoa pode ter músculos espásticos, mas não deve ser descrito como espástica.

língua preferida é simples. Em vez de dizer que uma pessoa é "aleijado com artrite", "que sofrem de esclerose múltipla", "aflito com ALS," diz, "John tem epilepsia" ou "Maria MS".

Use os seguintes termos:

"Deficiência congénita" em vez de "defeito de nascimento".
"Não-deficientes" em vez de "normal", "saudável" ou "sem deficiência".
"Condição" em vez de "doença" ou "defeito".
"Deficientes visuais", em vez de "cego" a menos que uma pessoa é totalmente cega.
"Surdo" ou "duros de ouvido" e não "deficientes auditivos".
Pessoa "pouco" ou "anão" em vez de "anão".
Palavras ou frases como "vítima", "aleijado", "infeliz", "burro", "surdo-mudo", "deformado" e "lamentável" são ofensivas.

Pergunte às pessoas com deficiência se precisa ou quer ajuda antes de tentar ajudá-los. Se eles querem ajuda, para pedir instruções específicas sobre como você pode ser útil.

Olhe diretamente para qualquer pessoa com deficiência quando se fala até mesmo se a pessoa tiver um intérprete ou presença do acompanhante.

Não assuma um comprometimento da fala indica que a pessoa tem uma deficiência auditiva ou limitações intelectuais.

Permitir que as pessoas com deficiência de fala para terminar suas sentenças. Não fale para eles ou interrupção. Faça perguntas que permitam respostas curtas ou um aceno de cabeça. A outra pessoa tem sempre a opção de dar uma resposta mais longos.

Fale com calma, devagar e claramente a uma pessoa que tem um problema de audição ou dificuldade de compreender outras. Fique na frente da pessoa e usa gestos para ajudar a comunicação.

Ao andar com uma pessoa que é deficiente visual, permitir que a pessoa a marcar o ritmo. Se a pessoa pede ou aceita a sua oferta de ajuda, não agarre o braço. É mais fácil para ele segurar você.

Nunca comece a empurrar cadeira de rodas de alguém sem antes pedir a permissão do ocupante.

Apoiando-se em uma cadeira de rodas, quando falar com a pessoa é imprudente.

Se você vai ter uma longa conversa com alguém usando uma cadeira de rodas, pegue uma cadeira e sentar-se ao nível dos olhos com a pessoa. Você quer se sentir mais confortável.

Tenha em mente que as pessoas com deficiência são como qualquer outra pessoa, com excepção de determinadas condições físicas. Tratá-los como capazes competentes colaboradores ou colegas que são.

(C) 2005, Lydia Ramsey. Todos os direitos reservados em todas as mídias.

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